Semana Europeia do Desporto 2019 entra na Reta Final

A Semana Europeia do Desporto 2019 prepara-se para entrar na ‘Reta Final’, com muitas ações a realizarem-se nos últimos dias da iniciativa europeia, em vários pontos do País. Dia Europeu do Desporto na Escola, Dia Europeu do Professor de Educação Física e Encerramento em Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019, entre os destaques.
Esta sexta-feira, 27 de setembro, comemora-se o Dia Europeu do Desporto na Escola, assinalado em todo o País. Uma das principais ações, cumpre-se entre as 11h30 e as 12h30, no Parque de Jogos 1º de Maio – INATEL (Lisboa), reunindo cerca de 2000 alunos das Escolas do 1º ciclo da cidade de Lisboa.

Programa para visita às atividades centrais de Lisboa, do Dia Europeu do Desporto na Escola:
10h00 – 10h30 | Externato Champagnat (Azinhaga da Vila Formosa Aeroporto): Visita às Atividades Desportivas /entrevista com o Presidente da AEEP;
11h00 – 11h30 | ES Rainha Dona Leonor (R. Maria Amália Vaz de Carvalho): Visita às Atividades Desportivas /entrevista com Coordenador Nacional do Desporto Escolar
11h45 – 12h30 | Escolas do 1º ciclo da cidade de Lisboa (Parque de Jogos 1º de maio INATEL): Visita às Atividades Desportivas / Discursos / Logotipo Humano /entrevista com o Vereador Desporto da CML
12h30 – 13h00 | EB Eugénio dos Santos (R. Luís Augusto Palmeirim): Visita às Atividades Desportivas
No sábado, 28 de setembro, cumprem-se várias atividades, com a comemoração do Dia Europeu do Professor de Educação Física em evidência. Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 recebe a celebração promovida pelo Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF). O dia começa a bordo de um barco.

O dia começa a bordo de um barco, onde se desenvolvem um conjunto de atividades físicas desportivas realizadas por e para Professores de Educação Física. À tarde cumpre-se a Cerimónia de Homenagem aos Professores de Educação Física, num evento designado “Não há Educação sem Educação Física”.
Ainda no sábado, Santarém recebe Jogos Tradicionais (durante todo o dia), cumpre-se a ‘Noite #BeActive’ em Odivelas (com Música, Dança e muito Desporto) entre as 17h00 e as 23h00 e, por fim, uma Mega-Aula de Hidroginástica no Jamor, pelas 20h00, denominada ‘Hidro by Night’.
Apesar de ainda haver atividades no último dia da Semana Europeia do Desporto 2019 (como o Seminário ‘Keep Youngsters Involved in Sports’, que se realiza no dia 30 de setembro, às 10h00 em Lisboa), o Encerramento Oficial cumpre-se no domingo, 29 de setembro, em Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019, com a presença do Presidente do IPDJ – Vítor Pataco e da Presidente da C.M. Portimão – Isilda Gomes. Entre as 9h30 e as 13h00, a Portimão Arena recebe a Cerimónia que marca o fim da iniciativa e que conta com mais de 20 atividades abertas à população (Voleibol, Rugby, Andebol, Karaté, Boxe, Ténis, Basquetebol, Desporto Adaptado, Golfe, Ginástica, Patinagem, Patinagem Freestyle, Atletismo, Vela Adaptada, Ténis de Mesa, Ciclismo, PAJ, Desportos Náuticos, Xadrez e Judo), rastreios e a Corrida/Marcha do Passeio da Memória.

Semana Europeia do Desporto 2019 entra na Reta Final