Área Promotores

Notícias sobre a semana do desporto

Ler mais notícias da semana do desporto

Sobre a semana

DE QUE SE TRATA?

A Semana Europeia do Desporto (SED) é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia e tem como objetivo promover o desporto e, por inerência, a atividade física, em toda a Europa e junto de todos os cidadãos. À semelhança dos anos anteriores e tendo em consideração o atual contexto em que vivemos, a SED irá, este ano, desenvolver novas atividades que contribuam para este desígnio. O principal tema da campanha continua a ser #BEACTIVE, dando especial relevo ás atividades em casa (HOME) incentivando cada um a ser ativo durante a SED, mantendo essa atividade durante todo o ano.

PORQUÊ?

O desporto e a atividade física contribuem de maneira significativa para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos europeus. Importa continuar a promover a participação de forma a contrariar o aumento do tempo passado em comportamentos sedentários que tem vindo a ser verificado nas sociedades ocidentais. Sabemos hoje que a redução da atividade física e desportiva, para além do impacto negativo que apresenta sobre várias áreas da nossa na sociedade, incluindo a dimensão dos custos económicos, tem um efeito direto sobre a saúde dos cidadãos. Por outro lado e de forma ainda mais relevante, o desporto é uma das expressões culturais e sociais de comportamento humano que mais impacto e relevância apresenta na transmissão de um conjunto de valores fundamentais para a estruturação da nossa vida comunitária e para o desenvolvimento cabal de cada um dos cidadãos, contribuindo para reforçar a inclusão, a tolerância, a cidadania, a superação e a paz.

QUEM?

A SED visa promover a prática de atividade física e desportiva e sensibilizar todos os segmentos da população para as numerosas vantagens da prática. A SED diz respeito a todos e é para todos, independentemente da idade, sexo, contexto social ou nível de aptidão física. Deverá congregar todos os cidadãos, as autoridades públicas, o movimento desportivo, as organizações da sociedade civil e o sector privado.

QUANDO?

A SED 2021 constitui-se como um acontecimento relevante à escala europeia, com atividades a decorrer em toda a Europa. Os países participantes, onde se incluí Portugal, terão a possibilidade de realizar atividades e eventos a nível nacional ao longo do período compreendido entre 23 e 30 de setembro de 2021, sendo ainda incentivado a realização de atividades regulares e de eventos ao longo de todo o ano.

COMO?

Esta iniciativa é desenvolvida pela Comissão Europeia e coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.. A sua realização decorre em todos os Estados-Membro europeus e na grande maioria dos restantes países europeus. De forma a poder aumentar o seu impacto em termos nacionais, regionais e locais, o IPDJ irá proceder à sua implementação de forma descentralizada e em estreita cooperação com os numerosos parceiros que estão firmemente empenhados em apoiar esta iniciativa. A Semana Europeia do Desporto de 2021 será estruturada em torno dos seguintes temas centrais: educação, locais de trabalho, atividades ao ar livre, clubes desportivos e centros de fitness.

PARTICIPE!

Não perca a oportunidade de participar na sexta edição da Semana Europeia do Desporto.
Crie o plano de atividades da sua entidade e partilhe-o registando-o no site https://beactiveportugal.ipdj.pt/