A categoria “Education Awards”, na qual o Município de Paços de Ferreira é um dos finalistas, pretende destacar como a educação pode incentivar as crianças a serem ativas fora da escola.
O programa Vamos Aprender a Nadar é uma iniciativa inovadora desenvolvida pelo Município de Paços de Ferreira (Porto, Portugal), cujo objetivo é oferecer aulas de natação gratuitas fora do horário escolar para os alunos do ensino básico do município.
O programa possui dois objetivos principais:
- Desenvolver habilidades motoras aquáticas no contexto do desporto e da prevenção de afogamentos.
- Promover a atividade física, o bem-estar psicológico e as habilidades sociais.
Estes objetivos são essenciais para o desenvolvimento das crianças e contribuem para seu desempenho escolar.
Os resultados de aprendizagem do programa são muito positivos. A avaliação final da edição mais recente revelou que cerca de 83% dos alunos alcançaram as habilidades aquáticas desejadas durante o projeto, representando um aumento de 75% em relação à primeira avaliação.
No último ano letivo, o programa contou com a participação de mais de 900 crianças.
A RUTIS-Associação Rede de Universidades da Terceira Idade é finalista na categoria “Across Generations Awards” que busca conscientizar sobre a importância de um estilo de vida saudável e facilitar o acesso ao desporto para todas as idades. Esses projetos eliminam barreiras entre gerações, promovendo atividades físicas acessíveis para todos.
O projeto apresentado pela RUTIS-Associação Rede de Universidades da Terceira Idade, aborda especificamente as necessidades da população idosa, promovendo sua autonomia por meio de um estilo de vida ativo e saudável, incentivando a participação no desporto. O programa Walking Football foca na promoção do envelhecimento ativo.
Trata-se de um desporto adaptado, inclusivo e de baixo risco, que pode ser praticado por pessoas de todas as idades e condições físicas. Estudos sobre o Walking Football têm mostrado resultados promissores para os idosos, incluindo melhorias na saúde cardiovascular, coordenação, equilíbrio e força muscular, além de potenciais benefícios como perda de peso e aumento do bem-estar geral.
Incentivar as pessoas a manterem ou iniciarem atividades físicas é essencial para prevenir o sedentarismo, problemas de saúde, redução da autonomia, enfraquecimento dos laços sociais e, consequentemente, comportamentos mais isolados que podem levar a sentimentos de solidão.
A qualidade do projeto é evidente em seus resultados positivos, tanto individuais quanto coletivos. Ele tem proporcionado melhorias na saúde, socialização e autonomia dos participantes, além de aumentar a participação cívica, especialmente ao fomentar conexões intergeracionais que beneficiam toda a comunidade.