IV Fórum Nacional de Desporto para Todos

No âmbito da celebração da 9ª edição da Semana Europeia do Desporto, o Instituto Português do Desporto e Juventude, (IPDJ, I.P.) promoveu o IV Fórum Nacional de Desporto para Todos, no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

A sessão de abertura foi assegurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

O tema Mulheres no Desporto, teve um especial enfoque na questão da participação desportiva das mulheres ao longo do ciclo de vida, bem como o seu papel no dirigismo desportivo. O painel foi constituído por Inês Gonçalves, Embaixadora #Beactive, Francisco Neto, Selecionador Nacional de Futebol Feminino e Cristina Almeida, do Comité Olímpico.

A Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, Sílvia Vermelho e Maria João Filipe, apresentaram o Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto – Desporto + Igual. O Prémio visa premiar, precisamente, as boas práticas, será anual e pretender promover o incremento e a paridade; incentivar a participação sustentada e a intervenção das raparigas e mulheres; fomentar o acesso equitativo aos recursos, incluindo espaços, equipamentos e vestuário.

Este Prémio é destinado a federações desportivas; clubes e associações desportivas; associações promotoras de desporto; clubes de praticantes; outras entidades com intervenção na área do desporto. Serão consideradas apenas duas candidaturas por entidade, com boas práticas entre 2 de novembro de 2021 a 2 de novembro de 2023, data em que irá abrir o processo de candidaturas, que encerra a 29 de dezembro.

O prémio monetário é no valor de seis mil para o 1º classificado; três mil para o 2º; e mil para o 3º.

Contamos de igual forma com a presença de Vítor Pataco, Presidente do IPDJ, Vítor Dias, Diretor Regional do Norte do IPDJ, Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e Teresa Dias, Observatório do Desporto, Educação e Comunidade da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto.

Junta-te ao movimento!

IV Fórum Nacional de Desporto para Todos