Dia Mundial da Atividade Física / Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz

O Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com as suas Direções Regionais bem como, com um conjunto alargado de parceiros da sociedade civil, mencionando por exemplo a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI) e a Rede de Universidades Seniores (RUTIS), vão assinalar esta data através da promoção da Hora #BEACTIVE, a decorrer entre as 10h00 e as 11h00, com o objetivo de dinamizar atividades em diversos contextos, dirigidas a todos os cidadãos.

Neste mesmo dia, o IPDJ associa-se à Câmara Municipal de Lisboa, a qual promove, à mesma hora e com o apoio da AGAP-Portugal Activo, a iniciativa Hora Ativa Lisboa. O evento de referência, designado por Mini Urban Sports 4all, decorre no Parque Tejo, localizado na junta de freguesia do Parque das Nações.

Considerando a importância da prática de atividade física e desportiva no contexto laboral, o IPDJ propõe ainda, a todas as entidades públicas e privadas que possam promover a ativação da Pausa #BEACTIVEATWORK. Esta iniciativa consiste na partilha de vídeos, com a duração de cerca de cinco minutos cada, onde são apresentadas sugestões de exercícios de reforço muscular e/ou alongamentos que podem ser realizados no local de trabalho (ou em contexto de teletrabalho).