A cerimónia de entrega dos prémios #BeInclusive Sport Awards teve lugar durante o EU Sport Fórum 2024 em Liége, Bélgica.
A Comissária da Investigação, Inovação, Cultura, Educação e Juventude, Iliana Ivanova, entregou os prémios nas categorias "Quebrando Barreiras", "Promoção da Igualdade de Género no Desporto" e "Desporto pela Paz", onde foram distinguidos os melhores projetos que utilizam o desporto como ferramenta para defender a inclusão social, a paz e a igualdade de género.
"Quebrando Barreiras"
O trabalho dos finalistas desta categoria demonstra as melhores práticas na superação de obstáculos que impedem as pessoas de praticar desporto e, ao mesmo tempo, promovem a inclusão social. O vencedor desta categoria foi o Festival Olímpico Urbano da Bélgica. Contribuem ativamente para aumentar a inclusão social e a unidade dos jovens.
"Promoção da Igualdade de Género no Desporto"
Os projetos nesta categoria reconhecem o valor acrescentado de uma maior igualdade de género no setor do desporto, proporcionam ambientes desportivos seguros para as raparigas e capacitam as mulheres para desenvolverem resiliência e autoconfiança.
O vencedor nesta categoria foi Be Equal to Danmarks Idrætsforbund, da Dinamarca. O seu objetivo é incluir e capacitar jovens raparigas oriundas de minorias étnicas em clubes desportivos.
"Desporto pela Paz"
Os finalistas desta categoria colocam especial ênfase na promoção da paz e dos valores europeus através da atividade física.
O prémio nesta categoria foi a Champions Factory, da Bulgária. Incentivam o diálogo intercultural e promovem a inclusão social, centrando-se especialmente na comunidade de refugiados ucranianos na Bulgária.