Concurso Literário «A Ética na Vida e no Desporto»

O Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”, lançado em 2012, tem como objetivo estimular a produção de trabalhos escritos, subordinados ao tema da ética no desporto, por parte de estudantes do ensino secundário e dos cursos profissionais em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, premiando aqueles que apresentem melhor qualidade literária. Este concurso é composto por dois segmentos: i) Estudantes de estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo, e ii) Estudantes de centros educativos e estabelecimentos prisionais, tendo as edições mais recentes recebido uma média superior a 300 candidaturas. Os trabalhos são analisados por um painel de júri constituído por representantes designados pelos parceiros.
A X edição foi a primeira a decorrer em duas fases, regional e nacional, tendo os vencedores da fase nacional sido anunciados em junho último (resultados disponíveis aqui e textos premiados nas IX edições anteriores publicados aqui).
A cerimónia de entrega dos prémios da fase nacional da X edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto” está agendada para o dia 27 de setembro, pelas 15:30h, no jornal “A Bola”, em Lisboa.
O Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto” é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., através do Plano Nacional de Ética no Desporto, em parceria com o jornal A Bola, a Direção-Geral da Educação, a Direção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais, a Fundação do Desporto, o Panathlon Clube de Lisboa e as Direções Regionais do Desporto das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Concurso Literário «A Ética na Vida e no Desporto»