2498 Atividades | 90 Municípios | 1 Milhão de Portugueses

A Semana Europeia do Desporto 2019 terminou oficialmente esta segunda-feira, 30 de setembro. Esta iniciativa europeia, coordenada pelo IPDJ em Portugal, envolveu mais de 1 Milhão de Portugueses, que participaram em 2498 Atividades desenvolvidas nos 90 Municípios aderentes.

Um dos focos da ‘Semana Europeia do Desporto’ foi a vertente escolar. Com o Dia Europeu do Desporto na Escola, inserido no programa da iniciativa, 479 Escolas aderiram, sendo possível atingir 350 Mil Alunos.

No âmbito do Desporto Inclusivo, 44 Entidades dinamizaram atividades durante da Semana Europeia do Desporto, envolvendo 1100 Pessoas.

Em Parceria com a AGAP | Portugal Activo, realizou-se a ‘Semana Aberta dos Ginásios’, abrangendo outro dos focos da iniciativa, os Clubes de Fitness. Com a adesão de 170 Ginásios, foi possível envolver mais de 5 Mil Pessoas.

Outro dos temas principais da “Semana”, o Local de Trabalho, onde se procura combater o sedentarismo, contou com a colaboração de muitas entidades privadas (como a DELTA Cafés) e públicas (como os Serviços Sociais da Administração Pública e do próprio IPDJ), com dinâmicas de atividade física, envolvendo os trabalhadores de vários ministérios. Depois da Cerimónia de Encerramento, realizada no domingo em Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 (que reuniu 1200 Pessoas e 25 Atividades), esta segunda-feira cumpriram-se mais 2 Ações no âmbito da Semana Europeia do Desporto 2019.

O dia começou na Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, onde entre as 10h00 e as 16h30, decorreu o Seminário ‘Keep Youngsters Involved’ – um Projeto, no âmbito do Programa Erasmus+ Desporto, cujo principal objetivo é a prevenção do abandono desportivo em jovens.

Em Portalegre, entre as 10h00 e as 16h00, realizaram-se várias atividades no âmbito de Desporto Inclusivo (Centro de Recursos), com demonstrações de atividades e Campeonato de Boccia.

2498 Atividades | 90 Municípios | 1 Milhão de Portugueses