Notícias sobre a semana do desporto

Ler mais notícias da semana do desporto

Sobre a semana

O QUE É?

A Semana Europeia do Desporto (SED) é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia, que tem como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, junto de todos os cidadãos. Neste sentido são desenvolvidas e promovidas um conjunto de iniciativas que contribuem para alcançar este desígnio. O principal tema da campanha é ser #BEACTIVE, incentivando cada um a ser ativo, não só durante a SED, mas ao longo de todo o ano, adotando um estilo de vida saudável.

PORQUÊ?

O desporto e a atividade física são essenciais para melhorar a saúde, o bem-estar físico, psicológico e mental, sendo um fator indispensável na promoção da qualidade de vida dos cidadãos. É igualmente relevante no combate aos comportamentos sedentários, cada vez mais acentuados nas sociedades ocidentais. Sabemos hoje que a redução da atividade física e desportiva, para além do impacto negativo sobre várias áreas da nossa na sociedade, incluindo a dimensão económica e financeira, tem um efeito direto sobre a melhoria da saúde, da felicidade e da produtividade dos cidadãos. Por outro lado, o desporto é uma das expressões culturais e sociais de comportamento humano, que mais impacto e relevância apresenta na transmissão de um conjunto de valores fundamentais para a estruturação da nossa vida comunitária e para o desenvolvimento cabal de cada um dos cidadãos, contribuindo para reforçar a inclusão, a tolerância, a cidadania, a superação e a paz.

PARA QUEM?

#BeActive, a campanha da Comissão Europeia, que promove um estilo de vida ativo e saudável na Europa e fora dela, está de volta na sua 9ª edição, focada em 3 Pilares importantes do Desporto: Envolvimento, Inclusão e Inovação!

Desporto em qualquer modalidade, para todas as idades e para todos: esta é a mensagem do #BeActive, para cidadãos mais saudáveis ​​e pessoas mais felizes.

Recordando o enorme sucesso da edição do ano passado, aguardamos com expectativa o que a Semana Europeia do Desporto de 2023 nos reserva: eventos em 40 países, atividades de vários tipos, como concursos e desafios, mas, acima de tudo, milhões de pessoas reunir-se e divertir-se graças ao desporto.

QUANDO?

Está já em preparação a 9ª edição da Semana Europeia do Desporto!

A SED 2023 decorre à escala europeia, com atividades em todos os países da Europa. Os países participantes, têm a possibilidade de promover, desenvolver e realizar atividades e eventos a nível nacional, entre 23 e 30 de setembro de 2023, incentivando sempre que esta promoção e realização de atividades assuma uma regularidade ao longo de todo o ano; contribuindo ativamente para a adoção de estilos de vida saudáveis.

COMO?

Envolvimento, Inclusão e Inovação!!!

Ou os 3 I’s, são estes os 3 Pilares da 9ª Edição da Semana Europeia do Desporto. Todas as iniciativas estarão centradas nestes 3 importantes pilares do desporto, refletindo também as mudanças contemporâneas e os rumos que as nossas sociedades estão a tomar.

A SED é desenvolvida pela Comissão Europeia e coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. De forma a poder aumentar o seu impacto em termos nacionais, regionais e locais, o IPDJ irá proceder à sua implementação de forma descentralizada e em estreita cooperação com os vários parceiros empenhados em apoiar esta iniciativa.

COMO POSSO PARTICIPAR?

Para participar na 9ª edição da Semana Europeia do Desporto, crie o plano de atividades da sua entidade e partilhe-o registando-o em https://beactiveportugal.ipdj.pt/area-promotores/

Pode fazer aqui, para consulta, o download do Guia da SED 2023.

Consulte também os dias temáticos para que possa organizar as suas atividades, divulgar e promover a Semana Europeia do Desporto na sua localidade!