Está na Hora de começar a planear o seu Dia Europeu do Desporto na Escola!

Inscrições abertas para eventos presenciais e digitais para 25 de setembro!

As escolas e o desporto escolar estão muito diferentes em toda a Europa este ano, então nunca foi tão importante encontrar maneiras criativas de manter as crianças ativas para seu bem-estar físico e mental. A 6ª Edição do Dia Europeu do Desporto Escolar, a 25 de setembro, convida as escolas a mostrarem ao mundo como se estão a adaptar ou a recomeçar as suas atividades, planeando eventos presenciais (offline) ou digitais (online) para o dia, ou uma mistura de ambos .

O Dia Europeu do Desporto na Escola é um evento emblemático da #BeActive European Week of Sport e, no ano passado, 9000 escolas em 44 países conseguiram mobilizar com atividade física, mais de 3 milhões de crianças em idade escolar durante 120 minutos no dia. O evento não se limitou apenas à Europa – escolas de quatro continentes participaram e compartilharam suas atividades no site oficial e nas redes sociais.

As inscrições já estão abertas no site oficial e as escolas são bem-vindas para inscrever seus eventos se estiverem prontas para isso. Sabemos que a implementação do Dia Europeu do Desporto na Escola não será fácil este ano, mas com uma abordagem positiva e flexível as escolas podem encontrar formas criativas de fazer com que os alunos #BeActive no dia.

Estudos estão revelando o impacto da crise de Covid-19 no bem-estar social e emocional das crianças, portanto, o Dia Europeu do Desporto na Escola é uma oportunidade para as escolas prepararem as crianças e os pais para o retorno à educação física de forma segura e consciente.

Observando as diretrizes nacionais e locais para o desporto escolar e distanciamento físico, as escolas podem optar por realizar atividades na escola ou online conforme as seguintes recomendações.

Presencial (offline) Dia Europeu do Desporto na Escola:

As atividades devem estar de acordo com as diretrizes / regulamentações nacionais (em uma grande área ao ar livre, etc.).

• As atividades não precisam ser organizadas num espaço público para serem classificadas como “eventos emblemáticos do Dia Europeu do Desporto na Escola”;
  • Podem ser eventos menores realizados dentro do ambiente escolar.
    Dia Europeu do Desporto na Escola Digital (online):
  • Os 120 minutos de atividade física recomendados para o dia não precisam ser feitos numa sessão (podem ser divididos em 2 sessões pela manhã e 2 pela tarde, por exemplo).
  • Sessões de PE online simultâneas serão transmitidas em toda a Europa pelos Coordenadores Nacionais de diferentes países – os horários de transmissão ao vivo serão anunciados em agosto-setembro; haverá pelo menos uma sessão em execução simultaneamente no dia.
  • As escolas podem conduzir sessões online à sua maneira ou seguir as sessões de transmissão ao vivo de seu Coordenador Nacional.
  • Escolas individuais também podem enviar seus próprios vídeos e links no portal de inscrição do site oficial.

O kit oficial do Dia do Esporte Escolar Europeu e o Manual de Comunicações estão agora disponíveis para escolas e coordenadores de eventos.

O Dia Europeu do Desporto na Escola é coordenado pela Federação Húngara do Desporto Escolar (HSSF) em cooperação com a Associação Europeia de Educação Física, Youth Sport Trust International, a Associação Internacional do Desporto e Cultura, BG Be Active e V4Sport, e coordenadores nacionais em mais de 30 países.

Estes parceiros experimentaram com sucesso formatos digitais para proporcionar opções de pratica de atividade física durante o confinamento nos seus idiomas nacionais (HSSF, BG Be Active e V4Sport) e em inglês, com o V4Sport estabelecendo um recorde mundial em participação em atividade física online em abril. Estão prontos para compartilhar sua inspiração com as escolas que participam do Dia Europeu do Desporto na Escola 2020.

Marque a data – 25 de setembro de 2020 – e inscreva o seu evento aqui.

Está na Hora de começar a planear o seu Dia Europeu do Desporto na Escola!