Como as escolas podem ajudar a promover bons hábitos desportivos?

O impulso de fazer exercício físico regular é frequentemente aprendido na escola, razão pela qual os professores têm uma enorme responsabilidade de instigar hábitos desportivos desde tenra idade. Mas como as escolas podem garantir que as crianças permaneçam ativas? Uma maneira é desenvolver eventos desportivos educacionais e competitivos, que é o que a International School Sport Federation (ISF) faz. Na encruzilhada entre sistemas educacionais e desportivos, a ISF organiza eventos desportivos únicos, polidesportivos e educacionais para estudantes dos 6 aos 18 anos. O presidente da ISF, Laurent Petrynka, diz que a estratégia da organização é desenvolver eventos desportivos escolares internacionais que inspirem os jovens a serem fisicamente ativos. A ISF, é a base de 120 organizações nacionais de desportos escolares em todo o mundo, incluindo os 28 Estados-Membros da União Europeia. Isso também inclui atividade física por diversão, fora de uma estrutura competitiva. Além disso, seus eventos incluem atividades educacionais, culturais e de voluntariado, que visam melhorar a saúde dos jovens e desenvolver habilidades de liderança e cidadania. A ISF também é parceira educacional da Semana Europeia do Desporto (EWoS), um papel que assume com orgulho, diz Petrynka. “O EWoS fornece um forte modelo europeu para aumentar as oportunidades de praticar desporto e atividade física, além de consciencializar da sua importância”, diz ele. “Acredito firmemente na EWoS, não apenas para a plataforma que oferece a todos #BeActive, mas também para as oportunidades que oferece às partes interessadas no mundo do desporto e ao redor do mundo para se conectarem ainda mais”. O ISF é um dos apoiantes do desafio BeActive # 5 minutos, baseado na ideia de que mesmo cinco minutos de exercício por dia podem ter efeitos benéficos. “Atividades dentro da EWoS, como o desafio nº 5, são exemplos-chave do que pode ser feito para envolver melhor as pessoas. Novas iniciativas simples de participar são importantes para atrair a atenção das pessoas e manter seu interesse. Portanto, a EWoS precisa continuar a expandir e desenvolver sua capacidade e eficácia.”

Como as escolas podem ajudar a promover bons hábitos desportivos?