350.000 Alunos celebram o Desporto na Escola Dia Europeu do Desporto na Escola

Esta sexta-feira, 27 de Setembro, celebrou-se o Dia Europeu do Desporto na Escola, inserido no programa da Semana Europeia do Desporto 2019. As celebrações ocorreram por todo o País, envolvendo cerca de 350.000 Alunos de 455 Escolas / Agrupamentos. Um dos eventos centrais das comemorações cumpriu-se no Parque de Jogos 1º de Maio – INATEL, em Lisboa, reunindo mais de 2000 alunos das Escolas do 1º ciclo.

Neste evento, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar várias modalidades desportivas e ter uma Mega-Aula de Judo, com o medalhado olímpico Nuno Delgado, Embaixador #BeActive. O Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude – Vitor Pataco e os Vereadores do Desporto e da Educação da Câmara Municipal de Lisboa – Carlos Castro e Manuel Grilo, respetivamente, marcaram presença no Parque de Jogos 1º de Maio, onde assistiram e promoveram a prática de atividade física juntos dos mais jovens.

Vítor Pataco – Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude “A Escola é um dos contextos mais relevantes do ponto de vista da aquisição de hábitos motores. Este Dia Europeu do Desporto na Escola, inserido na Semana Europeia do Desporto 2019, é muito importante porque sensibiliza as crianças para perceberem a importância da Atividade Física e do Desporto, mas também os responsáveis pelos Agrupamentos Escolares para se organizarem do ponto de vista letivo, para que estes jovens possam ter a oportunidade de aprenderem várias modalidades desportivas em contexto curricular, mas, mais importante, em contexto extracurricular. São estes hábitos que se criam nas Escolas que perduram para a vida. O importante é continuarem a sua atividade, quer seja num Clube Desportivo ou de forma informal.”

Carlos Castro – Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa “É uma alegria ver este estádio cheio de crianças e gostaríamos que fosse assim todos os dias. O Desporto e a prática de Exercício Físico, neste contexto escolar, é uma ferramenta que é adquirida e que vai ser essencial ao longo da vida para que as pessoas tenham cada vez mais qualidade de vida e saúde. A Escola é o local ideal para promover, desde tenra idade, estas boas práticas.”

Nuno Delgado – Embaixador #BeActive e Medalhado Olímpico “Eu penso que este tipo de ações não é muito valorizado. As pessoas não percebem o impacto que têm estas experiências transformadoras. Quer seja um Campeão desportista ou pessoas que estes jovens reconheçam e admirem, todos temos este poder enorme de os influenciar e os cativar para que consigam ultrapassar as barreiras. Este foi o meu caso, fui inspirado por grandes campeões como a Rosa Mota, Carlos Lopes e muitos outros. Sinto que tenho o dever de passar este testemunho aos nossos futuros campeões.”

350.000 Alunos celebram o Desporto na Escola Dia Europeu do Desporto na Escola